Confira os direitos do trabalhador no feriado de 1º de Maio
O advogado Daniel Chiode, do escritório Chiode Minicucci Advogados Littler, destaca que a compensação por trabalho em feriados não pode ser feita com folga no domingo, já que este é um dia de descanso regular. Ele enfatiza a importância de os trabalhadores acessarem suas convenções coletivas para entender seus direitos, explicando que, em caso de conflito entre a convenção e a CLT, a convenção prevalece. Chiode também menciona que funcionários hiperssuficientes, aqueles com ensino superior e que recebem o dobro do teto da Previdência, podem negociar acordos individuais sem a necessidade de intervenção sindical.
O artigo conclui com a expectativa de que as discussões sobre o trabalho em feriados sejam resolvidas em breve, ressaltando a necessidade de acordos ou convenções coletivas para garantir compensações adequadas aos trabalhadores convocados para trabalhar nesses dias. A nova portaria, que deveria entrar em vigor em março, foi suspensa por 90 dias, com previsão de implementação até 1º de junho, refletindo a complexidade e a importância do tema para a economia e os direitos trabalhistas no Brasil.
Artigo originalmente publicado no dia 29 de abril de 2024 no site da Folha de S.Paulo. Para acessar o artigo clique neste link.